Fatores que afetam a qualidade da carne dentro da porteira

Fatores que afetam a qualidade da carne dentro da porteira

O Professor Otávio aborda que quando o objetivo é obter um produto de qualidade, é necessário se atentar a todos os setores de produção, mas principalmente as vacas de reprodução. Desde a raça, sêmen ou touro, alimentação da vaca gestante, tudo deve ser levado em conta, uma vez que todos os pontos influenciam no resultado final.

Vacas submetidas a um pobre manejo nutricional dão origem a bezerros mais leves, consequentemente com baixo potencial de crescimento e acúmulo de gordura (triglicerídeos) no interior dos adipócitos intramusculares, conhecido como gordura de marmoreio.

Fonte: Cria de Bezerros de Corte

Hoje, muitos produtores optam pelo cruzamento entre raças a fim de aumentar a qualidade da carne, dessa forma, a utilização de sêmen de touros Angus em vacas Nelore tem crescido no país, entretanto as práticas necessárias para explorar ao máximo o potencial de animais F1 Angus-Nelore são pouco discutidas.

As práticas nutricionais adotadas nos primeiros noventa dias de vida do bezerro, podem impactar positiva ou negativamente nas características do produto final.

No Brasil, os bezerros são desmamados entre 7 e 8 meses de idade. Após a desmama, os bezerros podem ser submetidos à terminação em confinamento, se forem preparados para isso, ou são destinados à recria em pastagens, o que é mais comum no nosso país.

Texto readaptado originalmente do Professor Otávio R. Machado Neto.

Escrito por: Professor Doutor Otávio R. – UNESP/Botucatu- 07/08/2019

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *