Tenderstretch

Método de pendura pela pélvis

Sabe-se que o método convencional de suspensão da carcaça é realizado por meio do tendão de Aquiles.
Uma alternativa a esse método é a suspensão pélvica, que ainda não é utilizada e difundida no Brasil. Neste método, conhecido como Tenderstretch, a carcaça é submetida à pendura pelo osso pélvico, fazendo com que a coluna permaneça de maneira esticada e as pernas inclinadas formando um ângulo de 90°.

Mas quais são as vantagens da suspensão pélvica em relação ao método convencional?

A Brazil Beef Quality realizou uma extensa pesquisa com testes sensoriais sobre o efeito da suspensão pélvica sobre os cortes da picanha, contrafilé, coxão duro, coxão mole, patinho e alcatra de animais macho inteiro zebu e em novilhas cruzadas, maturados por 5 e 15 dias. Participaram desta pesquisa 927 consumidores avaliando um total de quase 1 mil amostras.
Os dados demonstraram que:
i) a suspensão pélvica melhorou a maciez em todos os cortes para maciez sensorial;
ii) o efeito foi mais evidente nas carnes de animais macho inteiro com 5 dias de maturação;
iii) na carne das novilhas cruzadas com 15 dias de maturação, o efeito da suspensão pélvica teve menor efeito em relação as outras carnes testadas.

Fonte: Brazil Beef Quality

Além desses resultados obtidos pela nossa empresa, fizemos um levantamento na literatura consultando 18 artigos científicos publicados entre 1970 e 2021, no qual o método de suspensão pélvica (tenderstretch) têm sido associado ao melhoramento de características da carne, principalmente a maciez.
A extensa bibliografia disponível permitiu concluir que a suspensão pélvica é um fator relevante e pode ser usado de forma estratégica para melhorar a percepção sensorial da carne pelo consumidor, sobretudo da maciez.

A suspensão pélvica reduz a necessidade de maturação para a obtenção de níveis satisfatórios de maciez. A amplitude dessa melhoria da qualidade sensorial da carne em virtude do método de pendura, depende principalmente do corte cárneo, mas também do sexo, da raça e do tempo de maturação.
Além disso, há indicações que a suspensão pélvica pode melhorar o rendimento na produção de carne pela maior capacidade de retenção de água.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(2021) “Meat Tenderness: Underlying Mechanisms, Instrumental Measurement, and Sensory Assessment”.

Acesso:

https://www.iastatedigitalpress.com/mmb/article/id/10489/

https://doi.org/10.22175/mmb.10489

(2012) “Influence of slaughter age and carcass suspension on meat quality in Angus heifers”.

Acesso:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751731112000109?via%3Dihub

https://doi.org/10.1017/S1751731112000109

(2008) “Influence of pelvic suspension on beef meat quality”.

Acesso: https://pub.epsilon.slu.se/1808/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×